Pesquisa personalizada
Links Interessantes

Blusa com Decote Drapeado

Tecido - Viscolycra ou Radiosa.

Atenção: Esta modelagem só deverá ser feita com Malha de Média Elasticidade ou mais. Não deve ser feita de forma nenhuma em Tecido Plano.

Frente

Figura 1

Copie o Molde Básico da Blusa para Tecido Plano - Frente, com as marcações indicadas na Figura 1.

Obs. Apesar do Molde Básico utilizado ser para Tecido Plano, devido as alterações que vão ser feitas, a blusa com esta modelagem só deverá ser feita em malha conforme foi destacado acima.

Figura 2

Transporte a pence horizontal (S - R - S') para a pence vertical (X - R - Y) conforme orientação abaixo:

Recorte de Y até R, feche a pence S - R - S' e cole com durex ou cola. A nova pence vertical será X - R - Y'.

Figura 3

Faça as seguintes alterações:

I - 1 = 3cm
Esta medida de 3cm pode ser maior ou menor conforme a pessoa deseje.

Ligue G - 1

J - 2 = 1cm;
D' - 3 = 1,5cm.
Ligue 2 - 3 - O .

Recorte o Molde de G até 1.

Figura 4

Prolongue a linha Y' - R até encontrar a curva G - 1 e marque o ponto 4.

Recorte de 4 até R.

Figura 5

Feche a pence X - R - Y', conforme Figura 5.

Figura 6

Recorte de R até S sem separar o molde no ponto S e vá afastando o ponto 4' até 5 de forma que 4' - 5 seja igual a 4cm. Altere esta medida para um decote maior ou menor conforme queira.

Figura 7

Coloque um pedaço de papel por baixo do molde para fechar a abertura que se criou.
Com o esquadro trace uma horizontal de 1 até 6, de forma que 6 seja continuação da linha A' - G, conforme Figura 7.

6 - 6' = 5cm.
Trace uma horizontal partindo de 6' conforme ilustração abaixo.

Figura 8

Dobre o papel na linha 6 - 1 e passe a carretilha de G até 2.

Figura 9

Abra o papel.

Figura 10

Prolongue a linha 6' - A' para baixo.
Trace uma horizontal partindo do ponto O até encontrar a linha que foi prolongada e marque o ponto 7. Utilize o esquadro conforme ilustração.

Figura 11

7 - 8 = de 12 a 15cm conforme queira o comprimento desejado para a blusa;
8 - 9 = a mesma medida de 7 - O.
Ligue 7 - 8 - 9 - O.

 

Figura 12

Recorte o Molde contornando os pontos:

6' - 1' - 1 - 2 - 3 - 9 - 8 - 6'.

Costas

Figura 13

Copie o Molde Básico da Blusa para Tecido Plano - Costas, com as marcações indicadas na Figura 13.

Figura 14

2 - B = 3cm (a mesma medida de I - 1 no molde da Frente);
3 - C = 1cm.
Ligue C - B.

4 - D = 1cm;
5 - E = 1cm;
Ligue D - E.

O - F = 3cm.
Ligue E - F.

A' - G = a mesma medida de 7 - 8 do Molde da Frente.
G - H = A' - F.
Ligue A' - G - H - F.

Figura 15

Recorte o Molde das Costas contornando os pontos:

C - B - D - E - H - G - C.

 

Acabamento do Decote das Costas

Figura 16

Colque um pedaço de papel dobrado sob o molde das Costas.

C - I e B - J = de 3 a 5cm.
Ligue C - J com uma linha curva conforme ilustração.

Figura 17

Recorte o molde do acabamento contornando os pontos:
C - B - J - I - C.

Abra o papel, conforme Figura 17.

Manga

Figura 18

Copie o Molde Básico da Manga para Tecido Plano, com as marcações indicadas na Figura 18.

Figura 19

H - 1, L -2, H' - 3 e L' - 4 = 1,5cm.
Ligue 1 - 2 e 2 - 4.

Figura 20

Dobre o papel na linha 2 - 4, trace uma linha a 3cm da linha 2 - 4 e copie com a carretilha.

Figura 21

Abra o papel e recorte o Molde contornando os pontos:

3 - A - 1 - 2 - 1' - 3' - 4 - 3.

Peças do Molde

Clique aqui para imprimir o Resumo da Modelagem, o Corte e a Costura.

 

 


www.cortandoecosturando.com

Dedico esse trabalho a pessoa que me inspirou e me introduziu no mundo da costura, minha muito querida Tia Babete, uma das maiores artistas nessa arte que tenho o privilégio de ser sobrinha.