Pesquisa personalizada


Comunidade do Site no

Molde Básico da Calça Masculina para Tecido Plano

Deixe uma margem de 20cm a esquerda do papel e de 10cm na parte superior do papel.

Figura 1

Trace o retângulo ABCD com as seguinres dimensões:

A - B = 1/4 do quadril.
A - C e B - D = Altura do Gancho.
A - E e B - F = Altura do Quadril
Ligue E - F

Obs. A Medida da Altura do Gancho é tirada da mesma forma que fazemos no feminino, ou seja, a pessoa sentada em uma superfície lisa, com o corpo ereto, mede-se com a fita métrica da Cintura até encostar na superfície. Atenção para que a fita métrica inicie na cintura e não na altura que a pessoa usa a calça.

Figura 2

Frente

C - G e C - H = 1/6 de C - D.
Ligue G - H com a curva do Gancho da Frente.

B - I = 1cm
Ligue I - F conforme ilustração.

 

Figura 3

Marque o ponto J na metade de H - D.
Trace uma vertical a partir do ponto J, para cima, até encontrar a linha A - B e marque o ponto K.

Prolongue a linha K - J para baixo de forma que K - L seja igual a medida da Altura do Joelho.
Na altura do ponto L trace uma pequena horizontal com o esquadro conforme ilustração.

Marque os pontos M e N da seguinte maneira:

Pegue a metade da medida da Largura do Joelho, acrescente 4cm, divida o resultado por 2 e coloque metade para cada lado do ponto L.

Ex. Metade medida da Largura do Joelho igual 20,acrescentando 4cm fica igual a 24. Colocando a metade para cada lado de L temos:

L - M = 12cm e
L - N = 12cm.

Ligue M - H e N - F.

Divida a linha H - M por 3 e coloque o ponto O no primeiro terço de cima para baixo.

O - P = 0,5cm.
Ligue H - O - M com uma curva suave.


Figura 4

Prolongue a linha K - J - L para baixo e marque o ponto Q de forma que K - Q seja igual a medida do comprimento desejado para a Calça. Trace uma pequena horizontal na altura do ponto Q, com ajuda do esquadro conforme ilustração.

Q - R = L - M menos 2cm
Q - S = L - N menos 2cm.
Ligue R - M e S - N.

Está feita assim a primeira parte do Molde Básico da Frente. Copie com a carretilha sobre outra folha de papel contornando os pontos A - I - F - N - S - R - M - P - H - G - A e recorte.

Figura 5

Costas

M - 1 = 2cm.
N - 2 = 2cm
H - 3 = 2 vezes a medida de C - H.
3 - 4 = 2cm.
Ligue 4 - 1.

Marque o ponto 5 na metade de 4 - 1.
5 - 6 = 2cm.
Ligue 4 - 6 - 1 com uma curva mais pronunciada do que a da frente.

Figura 6

Prolongue a linha KLJ para cima e marque o ponto 7, de forma que K - 7 seja igual a medida de C - H mais 1cm.

Prolongue a linha A - B para a direita e marque o ponto 8 da seguinte forma:
Com o início da régua no ponto 7 vá inclinando em direção ao prolongamento da linha
A - B de forma que 7 - 8 seja igual a medida de A - B.

Ex: Se A - B é igual a 25cm.
Coloque o zero da régua no ponto 7, vá inclinando para baixo até que o número 25 da régua encontre o prolongamento da linha A - B e marque o ponto 8.

Ligue 7 - G - H - 4 conforme ilustração.
Marque o ponto 10 no cruzamento da linha E - F com G - 7.
Marque o ponto 11 no cruzamento da linha A - B com G - 7.

Prolongue a linha E - F para a direita.
Ligue 8 - 2 e marque o ponto 9 no cruzamento da linha 8 - 2 com o prolongamento da linha E - F.

10 - 12 = a medida de 11 - 7
Ligue 12 - 9.

Figura 7

7 - 13 = 1,5cm.
12 - 14 = 1cm.
Ligue 13 - 11 - 14 - H conforme ilustração.

8 - 15 = 2cm
R - 16 = 2cm
S - 17 = 2cm
Ligue 15 - 17 e 1 - 16.

Marque o ponto 14' no cruzamento da linha 15 - 2 com a linha 14 - 9.

Figura 8

Pence

Marque o ponto X na metade de 13 - 15 e o ponto Y na metade de 14 - 14'. Ligue X - Y.

X - 18 = 13cm.
X - 19 e X - 20 = 1,5cm.
Ligue 19 - 18 e 20 - 18.

No meio de 19 - 18 e de 20 - 18 entre 3mm e encurve as linhas da pence para dentro conforme ilustração.

Feche a pence e refaça a linha 13 - 8 conforme ilustração.

Recorte o Molde contornando os pontos:
13 - 15 - 14' - 17 - 16 - 1 - 6 - 4 - H - 14 - 13.

 

Figura 9

Molde da Frente

Figura 10

Molde das Costas

 


www.cortandoecosturando.com

Dedico esse trabalho a pessoa que me inspirou e me introduziu no mundo da costura, minha muito querida Tia Babete, uma das maiores artistas nessa arte que tenho o privilégio de ser sobrinha.